A Escola

Centro Educacional “Professor Henrique Buss” foi inaugurado no dia 28 de dezembro de 2000 recebendo o nome de Centro Educacional “HubertoHohden”. Na data de 19/02/2001 através da lei 004/001 aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, passou a ter o nome de Centro Educacional “Professor Henrique Buss”.

O atual nome Centro Educacional “Professor Henrique Buss” foi dado em homenagem ao primeiro professor de São Ludgero.

No ano de 1863, a floresta dominava tudo. Desembarcava em desterro, hoje Florianópolis, um grupo de imigrantes alemães vindos de Wesphalia (Alemanha), liderados pelo Padre Guilherme Roher, dentre eles estava o Sr. Joseph Henrique Buss e sua família.

Joseph Henrique Buss nasceu em 30 de Dezembro de 1831. Recebeu o nome Joseph por ser o primeiro filho homem da família, já que este era o costume da época. Era militar, casado com Gertrud Becker e tinha um filho chamado também Henrique Buss. Migraram para o Brasil em busca de uma vida melhor. Na viagem trouxeram o filho, que tinha um pouco mais de um ano de idade.

Ao chegar ao Brasil, primeiro fixaram residência em Teresópolis, mas como a vida era muito sacrificada, o Padre Roher conseguiu as terras do vale para eles.

Ao ocupar as terras do vale na época, o Sr. Joseph Henrique Buss morava na margem direita, sendo o desbravador destas matas.

Inicialmente, trabalhava na agricultura e paralelamente exercia a função de professor, sendo o pioneiro na época. E como não havia padre, também fazia o culto e organizava toda a parte religiosa, sendo que a identidade religiosa era bastante sólida.

O Sr. Joseph Henrique Buss, juntamente com a sua família teve grande influência e participação no desenvolvimento e progressão de São Ludgero. Faleceu em 19 de Julho de 1899, seus restos mortais encontram-se no Cemitério Público desta cidade.

Por tudo que o Sr. Joseph Henrique Buss fez e sendo o primeiro educador deste município é mais justo homenageá-lo dando seu nome ao Centro Educacional “Professor Henrique Buss”. Ao nome oficial do Centro Educacional não foi acrescentado Joseph porque ele era mais conhecido por Professor Henrique Buss.